Conserva de batata bolinha
O que usar:
- 2 kg de batata bolinha (escolha as menores);
- 500 ml de azeite;
- meio copo de vinagre branco;
- 2 cebolas grandes picadas em rodelas;
- 6 dentes de alho;
- 3 pimentas malagueta sem sementes;
- imenta rosa a gosto;
- 3 folhas de louro;
- orégano;
- sal;
Como fazer:
Lave bem as batatas com buchinha/escovinha em água corrente. Depois, leve-as para a panela para cozinhar (não use pressão para elas não abrirem!) com sal e o vinagre branco. Em casa não demorou mais do que 15 minutos para elas ficarem macias. As batatas não podem desmanchar, por isso, vá espetando com um palitinho de tempo em tempo.
Pique a cebola em rodelas, amasse ou pique os dentes de alho (fizemos meio a meio; no socador, amassamos alguns com a pimenta malagueta sem semente e acrescentamos os outros em fatias fininhas), pique a malagueta. Em uma panela coloque um pouco do azeite, a cebola, o alho, as folhas de louro, a pimenta, o orégano e a pimenta rosa. Mexa sem parar para a cebola murchar e ficar transparente. Coisa rápida.
Com as batatas cozidas e frias, as acomode em um pote com tampa, jogue por cima a cebola e despeje sobre elas mais azeite. Feche e deixe fora da geladeira por 3 dias, mexendo sempre que possível. Três dias depois, pegue seu palito Gina, abra uma cerveja gelada e deguste as batatinhas em boa companhia. Eis o que farei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário